TARDE, TERÇA, DIA 5

Ao meio-dia de hoje esperei numa fila para fazer uma abreugrafia grátis na Saúde Pública, falando baixinho: “O Flamingo leva cereja, laranja e uma rodela de limão. O Mist leva gotas de limão e o London Docks, licor”. Estas pequenas pérolas de sabedoria foram tiradas da minha listagem de drinques e, assim como todos os outros documentos contidos naquela maletinha de plástico marrom, seriam matéria de uma prova escrita às três da tarde.

Fui ver Sheralee e ela me cumprimentou apressada: “Ah, meu docinho, estou completamente desesperada\” Precisava de uma garota maior de 21 anos para trabalhar na chapelaria das sete e meia da noite às quatro da manhã. Será que eu poderia ajudá-la? É claro que sim, eu respondi, se ela achava que eu daria conta do recado. “Ah, mas é claro que dá, meu bem”, ela disse. “É muito simples.” Meus sapatos da cor da fantasia ainda não estavam prontos mas, enfim, eu poderia usar os pretos, ela disse. Era só me apresentar para a maquiagem às sete. Fiquei surpresa e entusiasmada. Eu ia ter pelo menos uma noite no bar. Sim, se eu conseguisse me esquivar da Srta. Shay.

A prova era na verdade uma lista de 61 perguntas com respostas curtas. Nossa classe de oito meninas escrevia furiosamente enquanto Sheralee lia as perguntas em voz alta. Eu podia ver que a modelo texana estava perplexa, sua boca encontrava-se levemente aberta. A Coelhinha chamada Gloria mordia os nós dos dedos. Decidi que não seria boa idéia demonstrar muita sabedoria e errei seis perguntas de propósito. Corrigimos as provas umas das outras e lemos os resultados em voz alta. A minha prova foi a melhor da classe, com nove erros, e o resto errou quatorze ou mais. Texas errou quase trinta. Quando o clube diz que uma Coelhinha é escolhida pela “1) Beleza 2) Personalidade 3) Habilidade”, deve haver algum significado nesta ordem.

Fomos até a cobertura, uma sala grande no quarto andar com painéis iluminados representando telhados. Sheralee nos colocou em fileira e começou a nos perguntar a respeito de drinques.

— O que é Fleischmann’s?
__ Gim.
— O que é Vat 69?
— Ainda não estudei isso — disse Texas.
— Uísque — disse a morena bonita.
— O que é Courvoisier?
— Eu sei. Eu decorei. É… conhaque — disse Gloria.
— O que é Piper Heidsieck? — A lourinha delicada não sabia.
— Você nunca bebeu champanhe? — perguntou Sheralee. A loura respondeu que não. — Parece ginger ale, só que custa muito, mas muito dinheiro.

Depois de várias rodadas de perguntas, todo mundo fora capaz de responder pelo menos algumas. Menos Texas. Ela baixou a cabeça tingida com hena e Sheralee admoestou-a duramente.

Uma garota negra, muito pálida e muito alta, entrou e se apresentou como nossa treinadora. Ela era magra e frágil como uma manequim de passarela e muito bonita.

— É uma das Coelhinhas mais antigas do clube — disse Gloria.

— Todos a adoram.

— Os homens chamam as garotas de cor de Coelhinhas de Chocolate — disse uma outra, rindo.

Passamos uma hora apressada aprendendo a pose da Coelhinha (uma pose de modelo, com o quadril projetado para fora) e o mergulho da Coelhinha (uma forma de curvar o corpo levemente para trás para que nossos seios não saltem para fora da fantasia quando colocamos os drinques sobre as mesas baixas).

— Boa-noite, senhor, sou sua Coelhinha, Marie. Poderia me mostrar seu chaveiro de sócio, por favor? O senhor possui chaveiro ou este é um chaveiro emprestado? Obrigada. O que posso lhe trazer?

Nada de desvios. Perguntei-me se a uniformidade não haveria de cansar os clientes. “Posso lhe trazer mais alguma coisa, Sr. Jones?” Muito obrigada, Sr. Jones. Venha nos fazer outra visita.” Eu estava sendo programada.

Em casa, eu me escondo por trás de uma máscara com cílios postiços. O escritório do clube estará fechado quando eu chegar: nenhuma Srta. Shay para me proibir de trabalhar. Pelo menos minha carreira incluirá uma noite de “Contato com o Cliente”.

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

