About

Gloria Steinem

Gloria Steinem

Gloria Steinem é uma jornalista estadunidense que atua na área de política e direitos humanos. Ela é também importante militante feminista da segunda metade do século XX, tendo criado a revista Ms. e atuado enfaticamente em prol dos direitos das mulheres.

Um dos seus primeiros trabalhos como jornalista – em uma época em que ainda não havia tido contato com a filosofia feminista – foi burlar a segurança do Playboy Club, se tornar uma coelhinha e escrever um artigo descrevendo a experiência. Este blog reproduz seu famoso artigo “Eu fui coelhinha da Playboy”, publicado em 1963. O artigo foi ampliado em 1995 para uma retrospectiva de sua carreira denominada “Memórias da Transgressão“.

A Playboy Enterprises não gostou deste artigo, pois ele destroi a ideia de glamour das coelhinhas, e ainda expõe práticas trabalhistas questionáveis. Em represália, a empresa sempre faz questão de ridicularizar Steinem, e lembrar que um dos grandes ícones feministas do século XX foi coelhinha do clube de Nova York, esquecendo-se de mencionar que isso ocorreu devido a uma pesquisa jornalística, e que a empresa sofreu diversas sanções devido ao teor do artigo – que critica propaganda enganosa e exploração do trabalho das funcionárias dos clubes Playboy.

Gloria Steinem

Gloria Steinem

Como está havendo um revival de glamurização das coelhinhas Playboy, e abertura de clubes em outros países, é importante divulgar o artigo de Gloria Steinem, pois ele mostra o outro lado: nem tudo é glamour, alegria, bons salários e garantia de estrelato.

O texto apresentado neste blog é a transcrição do seguinte artigo:
STEINEM, Gloria. Eu fui coelhinha da Playboy. In:Memórias da Transgressão: momentos da história da mulher no século XX. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997. p. 61-108.

Anúncios

There are no comments on this page.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: